sábado, 29 de outubro de 2011

Tutorial: Nokia C3 Reiniciando (Solução)


Ultimamente tenho visto pessoas que tiveram graves problemas com as reinicializações momentâneas do Nokia C3 ..Com uma leve pesquisa descobri que as mesmas são efetuadas em tais pontos do celular. Já tivemos os casos:

- Ao acessar uma determinada pasta - Ao executar um aplicativo - Ao executar uma música, rádio ou vídeo - Ao efetuar uma chamada

Felizmente o problema tem solução, tudo não passa de um bug que tem na versão atual do sistema operacional do celular, que quando é sobrecarregada a RAM ele reinicia para não queimar o processador dele ..

Enquanto o problema da pasta é outro probleminha com arquivos *jar que logo explicarei no terceiro passo.


Primeiramente vamos atualizar nosso sistema operacional:

Acesse o Site: Clique Aqui

1 - No computador, instale e abra Nokia Ovi Suite (programa baixado acima)  e conecte seu telefone e selecione o modo Nokia Ovi Suite2 - Após reconhecer o celular, no Nokia Ovi Suite, selecione Ferramentas > Atualizações de software.3 - Na lista de atualizações disponíveis, escolha a que deseja instalar (atualmente 8.63)


Aguarde atualizar, levará de 10 a 40 minutos.

Vamos agora para o segundo passo para liberar RAM:


Prontinho, sistema operacional do celular atualizado, agora vamos dar uma zerada na ram do celular usando MemoryUp (aplicativo java que monitora as ativadades e o uso da ram, com opção de melhorar desempenho)


Baixe o MemoryUp: Download


1 - Após baixar passe para o celular via USB efetuando a conexão com Armazenamento em Massa2 - Vá no celular, abra o aplicativo3 - Após abrir o aplicativo vá em opções e dê Quick Boost (estes passos devem ser feitos periodicamente no celular, evita que a memória ram seja afetada)


Agora o terceiro caso você tiver problemas de ele reiniciar ao acessar uma pasta:


Bem, basicamente o problema ocorre porque o Nokia C3 armazena informações de arquivos *jar de forma oculta (arquivos no formato  rms), então caso o *jar é movido para outra pasta ou deletado (e seus arquivos ocultos não são deletados juntamente com o *jar) irá dar um problemão.


Isto Porque os arquivos ocultos das informações do aplicativo java acusará de o *jar estar existente no celular, então quando fazer a leitura da pasta, ele tentará fazer a leitura de um arquivo inexistente, o que irá travar o celular.


Não posso dizer se esse problema foi solucionado no primeiro passo, simplesmente porque no site da Nokia não falou sobre o tal erro na última atualização.


Para resolver este problema é simples.


1 -  Conecte o celular no computador utilizando seu cabo USB. Após conectar escolha a opção ARMAZENAMENTO EM MASSA.Assim você terá acesso ao cartão de memória, onde tem a pasta com tal erro (caso o erro for na memória do celular aconselho resetar ela pelas configurações ou fazer a conexão usando Nokia PC Suite ou derivados).2 - Após conectarmos o celular, vamos navegar pelos arquivos do celular utilizando o computador. Vá até a pasta onde tem o erro, lá você verá arquivos ocultos normalmente com extensão *rms3 - Delete todos arquivos desta extensão (estes arquivos são os arquivos de configurações dos aplicativos, ao apaga-los irá apagar seus save-games, textos em jogos, etc)


Prontinho, desplugue seu celular e tente acessar a pasta, verá que desta vez não irá travar o celular nem mesmo reinicializa-lo.

Espero que gostem destes três passos para resolver o problema de auto-reinicialização.

- Bruno da Silva



Até mais galera. Abraços.

2 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Fiz o tutorial de minimizar arquivos no meu Nokia C3 e deu certo, porém agora meu celular não para de reiniciar e aparecer a mensagem para colocá-lo em teste USB. Eu selecionando SIM ou NÃO dá no mesmo pq o celular apaga e volta a mesma janela.
    Alguém pode dar uma idéia de como reverter isso? Pior é que não dá tempo de usar o phoenix (programa que usei para editar e fazer o tutorial) e reeditar a .ppu, pois o cel reinicia rápido.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir